quinta-feira, 31 de maio de 2018

Review: The Handmaid's Tale - A série do momento!



Sinopse

Depois que um atentado terrorista ceifa a vida do Presidente dos Estados Unidos e de grande parte dos outros políticos eleitos, uma facção catolica toma o poder com o intuito declarado de restaurar a paz. O grupo transforma o país na República de Gilead, instaurando um regime totalitário baseado nas leis do antigo testamento, retirando os direitos das minorias e das mulheres em especial. Em meio a isso tudo, Offred é uma "handmaid", ou seja, uma mulher cujo único fim é procriar para manter os níveis demográficos da população. Na sua terceira atribuição, ela é entregue ao Comandante, um oficial de alto escalão do regime, e a relação sai dos rumos planejados pelo sistema.




Sabe quando alguém está de bobeira e acaba encontrando um artigo sobre uma série estreante que estava destruindo todas as estruturas possíveis do entretenimento? Este era eu ano passado, e a série era “The Handmaid’s Tale”. Criada por Bruce Miller com base no livro “O Conto da Aia” de Margaret Atwood, esta série – vencedora do Emmy e do Globo de Ouro de Melhor Série Dramática – tem como objetivo entreter através do questionamento, e nos assustar com uma realidade que pode não estar tão distante assim.

Uma crise de fertilidade atingiu o mundo, e uma minoria religiosa extremista nos EUA pôs a culpa na cultura e na sociedade, que estava se desviando dos “valores divinos”; com isto, dão um golpe de estado e transformam o país na República de Gilead. Nela, diversas minorias sociais ou figuras controversas são perseguidas: homossexuais, considerados traidores do gênero, são condenados à morte ou ao trabalho escravo nas colônias – local onde há grande concentração de lixo radioativo, o que se configura como uma condenação indireta à morte; pastores evangélicos e médicos que realizaram abortos sofrem o mesmo destino. Porém, a opressão às mulheres é a mais assustadora; são negados a elas direitos básicos, como posse monetária, voto, emprego e até mesmo ACESSO À LEITURA. Também, qualquer tipo de conhecimento produzido por mulheres é destruído.




Elas são divididas em classes (esposas, martas e aias), com as aias (handmaids, mulheres de fertilidade comprovada) sendo enviadas para procriar para famílias abastadas, através de um “ritual” forçado – e com participação das esposas. É interessante destacar que os fatores que conduziram a esta realidade caótica foram a interpretação literal e extremista de textos sagrados, além da distorção dos mesmos, aliada a indiferença da população em relação às mudanças.

O estado de passividade é letal em uma sociedade onde direitos estão sendo arrancados. Na série, isto é feito de maneira assustadoramente sutil; sem nenhuma precedência, ações são tomadas para garantir a ascensão da facção religiosa. Claramente, houveram aqueles que tentaram resistir a isto, através de tentativas de rebelião e fuga.




E isto nos leva a nossa protagonista. Offred (interpretada maravilhosamente por Elisabeth Moss, que também é produtora da série) é uma aia que vive na casa do Comandante Waterford e sua esposa Serena Joy, figuras centrais da rebelião que instaurou Gilead. Antes disso, ela se chamava June, era uma mulher comum que tinha um marido e uma filha. É justamente a carência de alguma habilidade extraordinária que torna a personagem forte; o fato dela ser “comum” mostra que isto é possível de acontecer a todas, e aumenta a empatia para com ela. Outras figuras como Ofglen (Alexis Bledel, a Rory de Gilmore Girls) e Moira (Samira Wiley, a Poussey de OITNB) e seus respectivos papéis sociais – lésbica e negra –  são exemplos de mulheres cujo modo de subversão a um sistema pode ser o simples fato de existirem.




A série é do Hulu, serviço de streaming americano, e está em sua segunda temporada (já renovada para a terceira). Ao longo da primeira, é abordada a vida de Offred como aia de Waterford, com sua vida anterior (como June) sendo mostrada em paralelo. É absurdamente chocante ver uma sociedade onde mulheres são reduzidas a nada, culpadas por qualquer coisa e submetidas a castigos físicos e mentais sem chance de revidar. Uma verdadeira teia de relações vai conduzindo a trama, o que a torna viciante, culminando em um final de temporada bárbaro, com um plot twist que nos leva a segunda temporada... sobre a qual infelizmente não posso entrar em detalhes sem evitar spoilers, mas posso garantir que está mantendo o nível.

Recomendo fortemente que assistam, com o olhar de telespectador e o olhar de ser humano, algo impossível de dissociar no caso desta verdadeira obra-prima.

Abençoado seja o fruto, e até a próxima!



0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas ILUSÕES!

 
Copyright 2009 Ilusões Noturnas