terça-feira, 7 de agosto de 2018

Resenha: Escrevi isso pra você - Iain S. Thomas - Editora Sextante

Resultado de imagem para escrevi isso pra voce

Escrevi isso pra você
Autor: Iain S. Thomas
Editora: Sextante
Categoria: Romance/Poesia
ISBN: 978-85-431-0630-4
208 Páginas
1º Edição – 2018


Sinopse

Escrevi isso pra você é uma coletânea de poemas contemporâneos sobre os diversos momentos do amor; a paixão e o encantamento dos primeiros tempos, o lento afastamento, a solidão a dois, a dor do fim e a esperança de novos começos. Reunindo cerca de 200 textos divididos em quatro partes – Sol, Lua, Estrelas e Chuva – o poeta sul-africano Iain S. Thomas combina palavras profundas e intensas com fotografias frias e impessoais. O resultado é um livro que provoca uma explosão de sentimentos perturbadores e conflitantes, mas totalmente familiares a qualquer pessoa que já tenha amado ou sofrido pelo menos uma vez.

Conhecido nas reces sociais pelo pseudônimo pleasefindthis, o autor começou sua trajetória na internet, publicando poemas e fotos em seu blog pessoal. Com o tempo, seu trabalho ganhou repercussão, se transformou em livro e encantou milhares de leitores ao redor do mundo. Com extrema delicadeza, Escrevi isso pra você expõe a natureza frágil das relações humanas e as nuances líricas e obscuras do amor.




Posso não ser o maior fã de prosas românticas, como já disse em outras resenhas, mas sou apaixonado por poesias. Para mim é uma das melhores formas de evasão de sentimentos que existe, sejam eles quais forem. Isso se dá principalmente pelo fato de que a poesia não precisa estar, necessariamente, presente em um poema estruturado; sua expressão se dá em diferentes formas. E este livro é um exemplo clássico de como isso ocorre.

Recomendo que a leitura seja feita no mínimo duas vezes, e de duas formas diferentes – em uma, observe a imagem como ilustração do texto, e em outra veja o texto como descrição da fotografia. Garanto que são duas experiências diferentes, e te darão uma visão total do significado da obra. O significado do conjunto (parte escrita e foto) é sempre subjetivo; em alguns casos concordante, em outros é dicotômico. A divisão do livro – Sol, Lua, Estrelas e Chuva – diz mais respeito ao que é expressado nas poesias, sem a presença de um significado literal.

Thomas se mostrou um artista verdadeiramente sensível, capaz de tocar em feridas e despertar reflexão através de pequenos trechos e até mesmo frases. Podem ser crus em tamanho, porém ardem em chamas na significância. Não tenho dúvidas de que quem ler terá diversas memórias, guardadas no mais profundo espaço do subconsciente, trazidas à tona. As imagens irão agradar em cheio aos fãs do Tumblr e de contas personalizadas no Instagram, pois possuem estilos variados (preto e branco, desfocada, borrão), filtros interessantes e capturam de forma abstrata coisas comuns.  

Por fim, deixo-os com um dos meus preferidos, “O Momento em que Minha Pele Encostou na Sua” (p. 190), juntamente com a foto que o acompanha:



Tudo o que queremos, e falo em nome de toda a raça humana, é contato. Alguém para nos mostrar que não estamos sozinhos. Que o mundo não é um sonho e que eu e você de fato estamos acontecendo ao mesmo tempo, ainda que não no mesmo espaço. Que isso é real. Você está realmente aqui. Eu estou realmente aqui. Nós somos reais. Isso é real.

Até a próxima resenha!


0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas ILUSÕES!

 
Copyright 2009 Ilusões Noturnas