quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Resenha: Maldito Coração - JT LeRoy - Editora Geração Editorial



Maldito Coração
Autora: JT LeRoy
Editora: Geração Editorial
Categoria: Drama
ISBN: 85-7509-138-7
 218 Páginas
1º Edição – 2006

Sinopse

Este livro contém os primeiros textos, que se afirma autobiográficos, do estranho autor norte-americano JT LeRoy, que se apresenta no jet set internacional como uma figura andrógina e perturbadora, amigo e parceiro de personalidades tão díspares quanto Madonna, o cineasta Gus Van Sant e alguns ícones da moda. No momento em que o mundo se surpreende com a revelação de que LeRoy pode até não existir – a pessoa que se apresenta como ele seria uma mulher – a Geração Editorial reafirma seu compromisso com o autor (seja ele quem for), considerando a qualidade de seus textos e a originalidade de sua própria biografia (tanto a real quanto a possivelmente imaginária).

Em Maldito Coração, JT LeRoy nos traz o que teria sido a sua trágica infância como prostituto infantil e drogado, conduzido pela mãe – uma prostituta juvenil – numa fantástica viagem pelas estradas dos Estados Unidos. Um texto inquietante, brutal, sinistro, que escreve a perturbadora relação entre uma mãe e seu filho adolescente. Histórias chocantes de amor abusivo e disfunção sexual, de coração partido e inocência perdida. Mais uma vez, a imaginação e o lirismo fantástico de LeRoy alteram seu passado sombrio para algo completamente estranho e mágico.




O livro reúne dez histórias sobre um garoto chamado Jeremiah. Sua mãe, Sarah, engravidou na adolescência, e teve seu filho retirado dela ao nascer. Ele foi adotado por um casal com quem viveu até os 04 anos de idade, período em que Sarah descobriu sua localização e pegou o filho para si. Para se sustentar, ela se prostitui e leva o filho consigo. Ao longo das histórias, Jeremiah é submetido a uma série de abusos físicos e psicológicos por Sarah, seus clientes e – em um dos contos – seus avós, que comandam uma seita religiosa.

Eu encontrei este livro em uma feira de livros da minha cidade. A capa me chamou a atenção de imediato, mas foi após ler a sinopse perturbadoramente poética que eu decidi compra-lo. Ao longo da leitura, fiquei mexido ao extremo com os relatos escritos nela. E foi ao ler a orelha (tenho o hábito de ler a orelha após ler o livro, pois nela tem muito spoiler) que eu tive o meu espanto maior. Após uma breve pesquisa na internet acerca da história do livro, meu fascínio por ele foi estabelecido de vez. Bom, você deve estar se perguntando o que tem de tão especial por trás deste livro. E eu te direi o que é.

JT LeRoy é uma fraude. Ele se apresentou ao mundo como um jovem cronista de jornal, onde relatava experiências do seu passado horrendo. Por conta disso, escreveu best-sellers, tornou-se amigo de celebridades, teve sua história adaptada para o cinema... enfim, virou uma sensação mundial. Até que em 2006, foi descoberto que JT LeRoy na verdade nunca existiu: ele era uma criação de uma mulher chamada Laura Albert, que escrevia seus relatos; a pessoa que aparecia em público clamando ser LeRoy era na verdade Savannah Knoop, cunhada de Albert.

O conjunto da obra (as histórias de Jeremiah e a criação do personagem) fazem da leitura deste livro uma experiência interessante. Contudo, é para os fortes. Os abusos pelos quais o garoto passa são cruéis e, infelizmente, passíveis de acontecer na realidade – vão desde deixar o garoto sem tomar banho por dias a obriga-lo a se vestir de mulher para se prostituir junto com a mãe. A maneira como Albert descreve as situações através do ponto de vista do garoto é incômoda e por vezes doentia, mas recheada de um lirismo que não te deixa largar o livro, por mais revolta que sinta ao lê-lo.

Maldito Coração não é um livro comum. Recomendo sua leitura para aqueles realmente dispostos a lidar com o horror descrito, mas que no final sentirão um misto de emoções – surpresa, tristeza, revolta, fascínio – por tudo o que o envolve.


Até a próxima resenha!

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas ILUSÕES!

 
Copyright 2009 Ilusões Noturnas