terça-feira, 1 de novembro de 2016

Resenha: A Fúria dos Reis - George R. R. Martin - Editora LeYa




A Fúria dos Reis
Autor: George R. R. Martin
Editora: LeYa
Categoria: Fantasia
ISBN: 9788580440270
656 Páginas
1º Edição – 2011


Sinopse

Quando um cometa vermelho cruza os céus de Westeros, os Sete Reinos estão em plena guerra civil. Os exércitos dos Stark e dos Lannister estão se preparando para o confronto final, e Stannis – irmão do falecido Rei Robert –, desejoso de possuir um exército que lute pela sua reinvindicação ao trono, alia-se a uma misteriosa religião oriental. Porém, seu irmão mais novo também se proclama rei. E, enquanto isso, os Greyjoy planejam vingança contra todos os que os humilharam dez anos atrás.

Ainda, no distante Leste, poderosos dragões estão prestes a chegar aos Sete Reinos, trazendo fogo e morte... Um perigo de proporções gigantescas, muito maior do que as grandes guerras!





Olá! Demorei, mas voltarei a falar sobre a melhor saga de fantasia medieval da literatura (desculpe, Tolkien, mas é a verdade). Com o estopim dos acontecimentos no final do primeiro livro – o nascimento dos dragões e o começo daquela que virá a ser conhecida como a Guerra dos Cinco Reis –, A Fúria dos Reis pode ser considerado um livro mais tenso e instigante do que o anterior.

Martin procurou inserir um caráter mais político, onde as necessidades de cada Rei tomam destaque: Joffrey, que comanda Westeros após a morte de seu “pai”, precisa expandir e garantir seu poder e hegemonia; Balon quer vingança e recuperar o orgulho das Ilhas de Ferro; Robb deseja honrar a memória do Norte e de seu pai; Renly apenas busca a glória das disputas e do trono; e Stannis procura estabelecer seu senso de justiça, reivindicando um direito legítimo ao trono (o que, curiosamente, também deseja Daenerys, que está do outro lado do Mar Estreito, longe do campo de batalha sangrento que Westeros se transformou).





Outro ponto fortemente explorado pelo livro é a formação de alianças. São elas que irão definir o destino dos personagens daqui para frente, para o bem ou para o mal. Em menor ou maior escala, de Tyrion Lannister e Varys ao perigoso acordo entre as casas Stark e Frey, as promessas aqui funcionam como espadas: fortes aliadas para lutar, mas que poderão cobrar um preço fatal no futuro.

Os personagens se tornam cada vez mais abundantes, tornando o universo de As Crônicas de Gelo e Fogo cada vez mais fantástico. Destaque para Melisandre, a misteriosa sacerdotisa vermelha que caminha lado a lado com Stannis; a bela e ambiciosa Margaery Tyrell, que fará de tudo para garantir uma posição de poder nos novos tempos que virão; e Ygritte, a selvagem que mexerá com o imaginário do bastardo Jon Snow, e do leitor.



Em suma, A Fúria dos Reis é um grande atrativo para leitores vorazes, uma ótima continuação para a excelente saga e um verdadeiro guia do mundo real onde, assim como um ditado comum no mundo de George R. R. Martin, “palavras são vento”.






0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas ILUSÕES!

 
Copyright 2009 Ilusões Noturnas