quarta-feira, 17 de junho de 2015

Resenha: O Poder da Espada - Joe Abercrombie - Editora Arqueiro

Resultado de imagem para capa O Poder da Espada

O Poder da Espada
Autor: Joe Abercrombie
Editora: Arqueiro
Categoria: Fantasia
ISBN: 978-85-8041-187-4
480 Páginas
1ª Edição – 2013


Sinopse

Uma guerra está prestes a eclodir. Assolada por conspirações internas, a União ainda precisa mobilizar seus exércitos para combater os inimigos externos. Nesse momento de incertezas, um homem se apresenta como o lendário Bayaz, o Primeiro dos Magos, retornando do exílio depois de séculos. Sua presença tornará a vida de Sand dan Glokta, Jezal dan Luthar e Logen Nove Dedos muito mais difícil.

Glokta é um ex-prisioneiro de guerra que passou anos sob tortura. Por ironia, agora é nas mãos dele que os supostos traidores da Coroa admitem crimes, apontam comparsas e assinam confissões – sejam culpados ou não. Já Nove Dedos é conhecido por jamais deixar um inimigo viver tempo suficiente para falar uma palavra sequer.

Por sua vez, tudo o que o mulherengo Jezal deseja é obter fama e glória vencendo o campeonato de esgrima, para depois ser recompensado com um alto cargo no governo e jamais ter um dia de trabalho pesado na vida.

O destino desses quatro personagens está prestes a colidir – e, no impacto, a linha que separa o herói do vilão pode ficar tênue demais.


Minhas Impressões

Impossível não começar a minha resenha com a seguinte citação:


“Você não vai conseguir parar de virar as páginas.” – George R. R. Martin, autor de A Guerra dos tronos.

Pronto, acabou a resenha depois dessa declaração. Hahahahahaha Brincadeira!!! É exatamente assim que eu me senti durante a leitura de O Poder da Espada.

Já começo a resenha confessando que não conhecia o autor Joe Abercrombie até um evento da Editora Arqueiro, sobre fantasias que teve aqui em Salvador, há algum tempo. Fiquei muuuito curiosa sobre a estória, e ai já sabe, né? Não resisti hahahahah

O Poder da Espada é o primeiro livro de uma trilogia em que Joe criou todo um universo espetacular, com personagens diferentes de tudo que já li por ai, e uma estória diferenciada e cheia de peculiaridades.

Joe nos apresenta 3 personagens únicos: Jezal, Glokta e Logen Nove Dedos. Jezal é exibicionista e quer fama, não participou de grandes feitos, é mais um filho de nobre (o chamado “filhinho de papai”) – em alguns momentos podemos considera-lo bem mimado -, e quer se destacar da posição de “mais um filho da nobreza” se tornando parte do Conselho Fechado do Rei. Já Logen Nove Dedos e Glokta vem com bagagens significativas. Logen é um verdadeiro guerreiro, já tirou vidas suficientes para não saber a quantidade; e teve perdas devastadoras – família, amigos, companheiros. E Gloka é a personificação do sofrimento e de uma vida de guerras – foi um famoso soldado da União; preso, mantido em cativeiro e torturado pelos inimigos; voltou para casa irreconhecível, tanto fisicamente, como interiormente – voltou um homem mais duro.





*Só pra deixar claro que: eu não escolhi este trecho em especial devido a uma preferência por Logen, mas sim pela parte que está sublinhada, que eu achei forte e intensa. Depois que eu terminar de ler a trilogia toda, TALVEZ eu venha a ter um preferido, agora ainda não tenho.

O livro traz um pouco de tudo que torna uma estória envolvente: drama, magia, poder, corrupção, mistério, flerte... entre tantas outras coisas. Isto tudo baseado em personagens muito bem construídos – não só os citados, vez que temos uma gama enorme de personagens “secundários” que tem papel de principal. Joe desenvolveu os personagens de uma forma exemplar, faz com que conheçamos todos eles e suas participações relevantes para que o livro seja mais uma aventura a ser lida.

Acho que só faltou uma coisa no livro – um mapa dos locais descritos, pois isto faria com o leitor se situasse, em relação à locais e distâncias, mais facilmente, mas que fique claro que isto não é algo que impede o entendimento, já que a estória é muito bem descrita.

O Poder da Espada é narrado em 3ª pessoa, alterando locais, personagens e fatos – eu adoro este tipo de escrita, pois deixa a leitura muuuito mais dinâmica e interessante. Além de que tem um senso de humor que me fez gostar ainda mais do livro.

A edição está maravilhosa! Eu fiquei encantada com a capa. A tradução e correção estão ótimas, vi pouquíssimos erros. A Editora Arqueiro, para variar um pouco, está de parabéns!!!

Enfim... super indico o livro e já adianto que estou ansiosíssima para ler as continuações.

Ahh... recentemente foi publicado o terceiro livro: O Duelo dos Reis.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas ILUSÕES!

 
Copyright 2009 Ilusões Noturnas