quarta-feira, 5 de julho de 2017

Destino (Matched#1) – Triologia - Ally Condie - Editora Suma de Letras



Destino (Matched#1)
Autora: Ally Condie
Editora: Suma de letras 
Categoria: Distopia / Fantasia
ISBN: 9788560280810
247 Páginas
1ª Edição - 2011

Sinopse

Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família.

Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés.

Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.



O livro apresenta uma realidade futurística (ficção cientifica) sobre uma sociedade controladora e manipuladora, onde não existe princípios ou direitos humanos ou livre-arbítrio.

Cassia Reyes é mais uma garota entre várias outras, com grandes habilidades de Classificação.




A introdução do livro é monótona, apesar de não ter muita riqueza de detalhes, o que torna o livro fácil de ser lido, mas tem um vocabulário rico em palavras difíceis (o que amo!). Cassia é bastante ligada a sociedade, nesse primeiro momento. Ela conta o que a sociedade faz e como faz bem para ela. Mas bastou um errinho para Cassia sair do mundo perfeitinho dela e começar a enxergar Ky. A introdução é ótima para quem gosta de um romance-impossível-melancólico-destinado.

Apesar das críticas positivas em relação ao livro, não o achei incrível; ele é razoável e, definitivamente, não é um fenômeno. Para mim se trata mais de um romance típico shakespereano.

Durante todo o livro Cassia não se prende ao suspense, ela quer obedecer a lei como todo mundo, mas como protagonista, há algo surreal para a sociedade: o amor recíproco impossível (clichê), e é graças a essa condição que os personagens encontram o amor. 

Cassia e Ky, apesar de o amor se tornar complexo e impedido pela sociedade, estão dispostos a lutar contra o sistema para ficarem juntos. Porém Cassia foi predestinada a amar outra pessoa, Xander, a quem ela é indiferente. 

A dúvida se torna o pior inimigo dela - entre escolher o seguro ou o perigoso. 





A história de Ky é triste e sinuosa; e a vida de Cassia sempre esteve dentro dos “padrões” do que "normal" ditado pela sociedade.


Xander – O amor predestinado, seguro, salvo, dentro dos padrões, e puramente perfeito, disposto a fazer tudo por ela, já que a ama e que ela é sua “parceira”.


Ky – O Perigo, descriminado pela sociedade por vir das províncias exteriores (situações extremamente rara para a adoção), e ninguém sabe a história dele, e a vida não foi fácil para ele, e Cassia foi sua salvação. Sem uma vida provida dos mesmo direitos de um cidadão de vida padronizada, por conta do seu status.”


Estará Cassia disposta a deixar todo o conforto e lutar pelo amor? Consequentemente se reclassificando por Ky? Ou será que ela preferirá Xander?

Foi culpa dela os funcionários irem atrás de Ky e ameaçar ele o levando embora para guerra. Ela já tinha cometido uma infração por amor, e, mesmo assim, ele se abriu para ela. Ela escolheu o destino dele. A morte. Estaria ela disposta a salvá-lo? Ela sabe que o ama; mas isso é o bastante?

A autora deixa essas perguntas pendentes no ar. Eu fiquei bastante agoniada com esse final, mas não curiosa, acabei de terminar de ler Travessia, o segundo livro da saga, e, sinceramente, me impressionou mais que o primeiro. São livros para todos os tipos e todos os gostos; eu chorei, fiquei morrendo de raiva de Cassia e chorei pela morte de...

Resumindo: Eu recomendo a leitura de Destino.





3 comentários:

Clara Pamponet disse...

Fiquei muito curiosa sobre quem Cassia vai escolher, mesmo achando que ela irá escolher o amor perigoso (Ky), pelo menos é o que eu espero que aconteça heheheh!
Beijos,
www.hitsdomomento.com

Mavi Fiori disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mavi Fiori disse...

Hahaha! Também espero, mas ainda temos mais dois livro para poder descobrir. 😉

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas ILUSÕES!

 
Copyright 2009 Ilusões Noturnas