quarta-feira, 5 de julho de 2017

Destino (Matched#1) – Triologia - Ally Condie - Editora Suma de Letras



Destino (Matched#1)
Autora: Ally Condie
Editora: Suma de letras 
Categoria: Distopia / Fantasia
ISBN: 9788560280810
247 Páginas
1ª Edição - 2011

Sinopse

Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família.

Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés.

Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.



O livro apresenta uma realidade futurística (ficção cientifica) sobre uma sociedade controladora e manipuladora, onde não existe princípios ou direitos humanos ou livre-arbítrio.

Cassia Reyes é mais uma garota entre várias outras, com grandes habilidades de Classificação.




A introdução do livro é monótona, apesar de não ter muita riqueza de detalhes, o que torna o livro fácil de ser lido, mas tem um vocabulário rico em palavras difíceis (o que amo!). Cassia é bastante ligada a sociedade, nesse primeiro momento. Ela conta o que a sociedade faz e como faz bem para ela. Mas bastou um errinho para Cassia sair do mundo perfeitinho dela e começar a enxergar Ky. A introdução é ótima para quem gosta de um romance-impossível-melancólico-destinado.

Apesar das críticas positivas em relação ao livro, não o achei incrível; ele é razoável e, definitivamente, não é um fenômeno. Para mim se trata mais de um romance típico shakespereano.

Durante todo o livro Cassia não se prende ao suspense, ela quer obedecer a lei como todo mundo, mas como protagonista, há algo surreal para a sociedade: o amor recíproco impossível (clichê), e é graças a essa condição que os personagens encontram o amor. 

Cassia e Ky, apesar de o amor se tornar complexo e impedido pela sociedade, estão dispostos a lutar contra o sistema para ficarem juntos. Porém Cassia foi predestinada a amar outra pessoa, Xander, a quem ela é indiferente. 

A dúvida se torna o pior inimigo dela - entre escolher o seguro ou o perigoso. 





A história de Ky é triste e sinuosa; e a vida de Cassia sempre esteve dentro dos “padrões” do que "normal" ditado pela sociedade.


Xander – O amor predestinado, seguro, salvo, dentro dos padrões, e puramente perfeito, disposto a fazer tudo por ela, já que a ama e que ela é sua “parceira”.


Ky – O Perigo, descriminado pela sociedade por vir das províncias exteriores (situações extremamente rara para a adoção), e ninguém sabe a história dele, e a vida não foi fácil para ele, e Cassia foi sua salvação. Sem uma vida provida dos mesmo direitos de um cidadão de vida padronizada, por conta do seu status.”


Estará Cassia disposta a deixar todo o conforto e lutar pelo amor? Consequentemente se reclassificando por Ky? Ou será que ela preferirá Xander?

Foi culpa dela os funcionários irem atrás de Ky e ameaçar ele o levando embora para guerra. Ela já tinha cometido uma infração por amor, e, mesmo assim, ele se abriu para ela. Ela escolheu o destino dele. A morte. Estaria ela disposta a salvá-lo? Ela sabe que o ama; mas isso é o bastante?

A autora deixa essas perguntas pendentes no ar. Eu fiquei bastante agoniada com esse final, mas não curiosa, acabei de terminar de ler Travessia, o segundo livro da saga, e, sinceramente, me impressionou mais que o primeiro. São livros para todos os tipos e todos os gostos; eu chorei, fiquei morrendo de raiva de Cassia e chorei pela morte de...

Resumindo: Eu recomendo a leitura de Destino.





3 comentários:

Unknown disse...

Fiquei muito curiosa sobre quem Cassia vai escolher, mesmo achando que ela irá escolher o amor perigoso (Ky), pelo menos é o que eu espero que aconteça heheheh!
Beijos,
www.hitsdomomento.com

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Hahaha! Também espero, mas ainda temos mais dois livro para poder descobrir. 😉

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas ILUSÕES!

 
Copyright 2009 Ilusões Noturnas