quarta-feira, 15 de junho de 2016

Resenha: Maze Runner: Prova de Fogo - James Dashner - Editora Vergara & Riba


Maze Runner: Prova de Fogo
Autor: James Dashner
Editora: Vergara & Riba
Categoria: Ficção Científica e Ação
ISBN: 9788576832997
400 Páginas
1ª Edição - 2011


Sinopse

O Labirinto foi só o começo... o pior está por vir. Depois de superarem os perigos mortais do Labirinto, Thomas e seus amigos acreditam que estão a salvo em uma nova realidade. Mas a aparente tranquilidade é interrompida quando são acordados no meio da noite por gritos lancinantes de criaturas disformes – os Cranks – que ameaçam devorá-los vivos.

Atordoados, os Clareanos descobrem que a salvação aparente na verdade pode ser outra armadilha, ainda pior que a Clareira e o Labirinto. E que as coisas não são o que aparentam. Para sobreviver nesse mundo hostil, eles terão de fazer uma travessia repleta de provas cruéis em um meio ambiente devastado, sem água, comida ou abrigo.

Calor causticante durante o dia, rajadas de vento gélido à noite, desolação e um ar irrespirável – no Deserto do novo mundo até mesmo a chuva é a promessa de uma morte agonizante. Eles, porém, não estão sozinhos – cada passo é espreitado por criaturas famintas e violentas, que atacam sem avisar.

Manipulação, mentiras e traições cercam o caminho dos Clareanos, mas para Thomas a pior prova será ter de escolher em quem acreditar.




Olá pessoal, tudo bom? Hoje venho falar sobre o livro Maze Runner: Prova de Fogo, que não posso negar ser o meu preferido da trilogia!


“MENTIRAS. ARMADILHAS. MORTES. TRAIÇÕES.” - Contracapa


O primeiro choque causado pelo livro Prova de Fogo é sem dúvidas a mudança total do cenário ao qual nos acostumamos no primeiro livro, onde o labirinto com suas imensas paredes de concreto dá lugar ao imenso deserto com seus grandes prédios destruídos onde anteriormente existiam cidades, mas apesar do choque essa mudança acontece de maneira bastante sutil e nos convence ser realmente necessária ao propósito dos personagens em sua longa trajetória em nome da CRUEL. Assim, as modificações da paisagem apenas contribuem para mostrar um pouco mais do universo dos livros e melhor explicar os acontecimentos que desencadearam toda a destruição da Terra e algumas das motivações do Governo e suas organizações para manterem a CRUEL e seus planos. Contudo, o livro mantém o melhor da narrativa de James Dashner, a narrativa constante e seu ritmo frenético dos acontecimentos, o que garante um desejo de ler cada vez mais e se surpreender com o final de cada capítulo.


o há regras. Não há orientações. Vocês tem poucos suprimentos e não há nada para ajudá-los ao longo do caminho. Atravessem o Transportal no horário indicado. Encontrem uma saída. Percorram cento e sessenta quilômetros na direção norte, rumo ao Refúgio Seguro. É chegar ou morrer.” – P. 69-70


Dessa forma, ao descobrir que não estavam sozinhos, mas sim, faziam parte de um experimento divido em dois grupos para testar a zona de conflito letal onde o vírus do Fulgor se propaga, Thomas e seus amigos veem-se prontos para enfrentar os desafios do deserto numa missão dividida entre os dois grupos em busca do refúgio que lhes garantiria a tão desejada cura para o vírus sob a promessa de por um fim nos experimentos da CRUEL.


“Serão curados do Fulgor. São exatamente duas semanas, a contar do segundo em que passarem pelo Transportal. Se não conseguirem, estão condenados.” – P. 62


Algo de bastante interessante nesse segundo livro, é que além das explicações sobre os problemas do nosso planeta, podemos ter um maior aprofundamento nas relações entre os personagens, bem como, a inserção de alguns novos nomes que possuirão grande importância ao desenrolar da história.

Por fim, com uma trama que mescla aventura, ficção-científica e um cenário inteiramente novo, Maze Runner: Prova de Fogo é sem dúvida alguma, um daqueles livros que nos deixa com um intenso desejo de querer ler mais e a obrigação de saber o desfecho da história em seu terceiro livro, especialmente após o final surpreendente do segundo livro.


“CRUEL é bom.” – P. 395


Então é isso pessoal, espero que tenham curtido a resenha, beijo grande e até a próxima!






0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas ILUSÕES!

 
Copyright 2009 Ilusões Noturnas