segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Resenha: Quando o Amor Bater à sua Porta - Samanta Holtz - Editora Arqueiro




Quando o Amor Bater à sua Porta
Autora: Samanta Holtz
Editora: Arqueiro
Categoria: Romance
ISBN: 978-85-8041-597-1
304 Páginas
1º Edição – 2016


Sinopse

Malu Rocha é uma escritora de 29 anos independente, confiante e bem-sucedida. Mora sozinha em São José dos Pinhais, perto de Curitiba, onde mantém uma rotina regrada de pedalar todas as manhãs, escrever e, semanalmente, visitar o avô de 98 anos em uma casa de repouso.

Porém sua vida toda controlada sai do eixo quando um homem bate à sua porta e se apresenta como Luiz Otávio Veronezzi, dizendo ter perdido uma reunião marcada com ela. Malu não se lembra do compromisso e sua primeira reação é dispensá-lo. Mas o belo desconhecido insiste, explicando que sofreu um acidente de carro, ficou em coma e perdeu a memória, assim como seus documentos. As únicas coisas que restaram foram um pouco de dinheiro e um papel com o nome e o endereço de Malu, o nome dele e a data da reunião. Luiz confessa que a escritora era sua última esperança para descobrir a própria identidade.

O problema é que ela não tem a menor ideia de quem ele seja.

Desconfiada, mas sentindo-se responsável pelo acontecido, Malu decide ajudá-lo e embarca em uma jornada para descobrir quem ele é – o que acaba trazendo à tona muitos fatos sobre si mesma, seus medos e segredos mais bem guardados, além de um passado que preferia esquecer.

A bela narrativa e a trama que prende do começo ao fim nos convidam a acompanhar Malu e Luiz nessa busca que se transforma em uma história de amor de tirar o fôlego.





Quem na vida nunca passou por uma situação que não queria enfrentar, mas depois acabou descobrindo que ela proporcionou um momento prazeroso? Assim descrevo minha experiência com este livro. Nunca fui um fã declarado de livros de romance, com raras exceções – “Razão e Sensibilidade”, de Jane Austen, e “O Morro dos Ventos Uivantes”, de Emily Brontë, são algumas delas. Portanto, quando me deparei com Quando o Amor Bater à sua Porta, relutei em lê-lo; mas, como não resisto a um bom desafio, encarei a tarefa. E confesso: fiquei muito feliz com o resultado.

O livro se inicia com a protagonista Malu em uma coletiva de imprensa, onde está dando uma entrevista sobre sua carreira. Nesta cena, somos apresentados a uma mulher ao mesmo tempo interessante e atormentada: apesar de ser romancista, ela não vê o amor da forma arrebatadora e emocionante em que ele é descrito em suas obras. Isto é proveniente de um “casamento” mal sucedido pelo qual ela passou. Ela é acompanhada por Rebeca, sua assessora de imprensa e fã de suas histórias, assim como seu avô, a quem ela chama carinhosamente de Sargento. É por eles que ela nutre o resto de afeto que lhe restou, embora o expresse de formas diferentes para os dois.

Um dia, um homem chamado Luiz Otávio – que, coincidentemente, é o nome do protagonista do livro que ela está escrevendo – bate em sua porta, com uma planilha feita por Rebeca, indicando que eles tinham uma reunião marcada para aquele momento. Sem memória devido a um acidente de carro que sofreu, ele encontra em Malu a sua esperança para recuperar a memória e o seu passado. Ela se recusa a ajudar inicialmente, mas devido a insistência de Rebeca – e ao fato de ter ficado impressionada pela coincidência e pela maneira com a qual ele apareceu em sua vida – ela resolve ajudar o homem. Nesse trajeto envolvido por mistério, Malu terá não apenas o desfecho de seu novo livro transformado, mas também toda a sua visão sobre o amor.


O livro é escrito pela autora brasileira Samanta Holtz. Em seu quarto romance, ela se mostra uma escritora de mão cheia, conseguindo sustentar o interesse do leitor pela história e torcer pelo satisfatório desfecho. Os personagens são bem desenhados, com destaque para a protagonista Malu, um tipo que exige maior complexidade e foi conduzido com maestria pela autora; sua química com Luiz Otávio - um herói à moda antiga, que neste livro torna-se um tipo crível - também é um ponto positivo. Também é interessante a escolha da ambientação, o estado do Paraná. Este que vos fala é particularmente um grande fã do estado, e apesar de nunca ter ido lá, garante que este foi o lugar perfeito a ser escolhido, pois proporciona um clima (em sentido literal e figurado) agradável e verdadeiramente romântico. Outro detalhe a ser levado em consideração está nas primeiras páginas do livro: uma lista com 31 músicas, uma para cada capítulo, que devem ser ouvidas durante a leitura. Os artistas vão desde Ana Carolina à Coldplay. Recomendo que façam a leitura dos dois modos, com e sem a playlist. A experiência é interessante e traz duas perspectivas diferentes sobre a mesma história.

Em suma, Quando o Amor Bater à sua Porta para mim se apresentou como uma agradável surpresa, mas para aqueles fãs de histórias de amor este livro se tornará um clássico, capaz de roubar seus corações na primeira página. Além disso, ele funciona como uma forma de reflexão para aqueles que desejam compreender as diferentes formas com a qual o amor pode ser visto, sentido e apresentado à uma pessoa, e o quão belo o resgate desse sentimento pode ser.

Até a próxima resenha!





1 comentários:

Francisca Elizabete disse...

Que história diferente!! Fiquei intrigada para ler!! Quero descobrir por que Luiz Otávio Veronezzi estava com um papel escrito o nome dele e o de Malu!! Quais serão as descobertas que ambos irão fazer? Acho que eles tem um passado interligado!! Será que este será o grande amor da vida de Malu? É, parece que o nome do livro faz jus à história!! A Samantha Holtz escreve muito bem e capa está linda demais!! Já quero ler!!

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas ILUSÕES!

 
Copyright 2009 Ilusões Noturnas