terça-feira, 24 de maio de 2016

Review: Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador




Sinopse

A história se passa numa cidadezinha de interior idílica, onde vive Gilbert Grape (Johnny Depp), um adolescente aparentemente comum que sustenta a família desde a morte do pai. O peso não é para qualquer um: além das irmãs excêntricas, do irmão deficiente mental (Leonardo DiCaprio), inclui a mãe obesa, que não para de comer desde a morte do marido. Mas a chegada de uma jovem forasteira (Juliette Lewis) dará a Gilbert, a possibilidade de pela primeira vez fazer suas escolhas.





Simples, profundo, encantador.

Estas três palavras definem tudo o que o filme me transmitiu desde o início. O filme – que, infelizmente, não fez um grande sucesso em bilheteria – é mais conhecido por ter impulsionado a carreira de Leonardo DiCaprio e lhe dar sua primeira indicação ao Oscar, porém, gosto de vê-lo como uma “pérola underground” do cinema.

A trama se passa no verão, e começa com a apresentação dos Grape: Bonnie, a mãe traumatizada; Arnie, o irmão autista; Amy, a mais velha e “chefe” da casa; Ellen, mais distante da família; e, por fim, o protagonista Gilbert. A família é alvo de aversão pelos membros da pequena cidade, vistos quase como “anormais”. Além disso, Gilbert vive em estado de inércia: vive apenas para o trabalho em uma mercearia, conflitos diários em casa e uma relação que mantém com uma mulher casada.

Logo no início, é mostrada a tradicional passagem de trailers de turistas pela cidade, e junto com eles, vêm Becky, a “forasteira”. Através de Arnie, ela e Gilbert se conhecem, e passam a manter uma relação de amizade – que posteriormente evolui para o amor – que transformará a visão de Gilbert sobre o mundo. Seus atos irão, inconscientemente, influenciar toda a sua família, que irá enfrentar todos os seus medos.

O roteirista Peter Hughes – que também escreveu o livro no qual o filme se baseia – construiu uma história leve e de fácil compreensão, cuja ternura é brilhantemente transportada para a visão do diretor Lasse Hallström. O elenco em geral é coeso, com destaque absoluto para DiCaprio, que construiu seu Arnie sem torna-lo caricato, balanceando doçura e tensão na medida certa. Depp também merece menção, pois conseguiu mostrar com clareza os dilemas de seu personagem; suas melhores cenas são ao lado de DiCaprio – vide a cena em que eles brigam enquanto Gilbert tenta dar banho em Arnie.


Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador é uma verdadeira jornada de autodescoberta, que através de uma trama adolescente, transmite uma mensagem universal: o desejo de transformação.







0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas ILUSÕES!

 
Copyright 2009 Ilusões Noturnas