segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Resenha: Extraordinário - R. J. Palacio - Editora Intrínseca

Resultado de imagem para capa livro extraordinário

Extraordinário
Autora: R.J. Palacio
Editora: Intrínseca
Categoria: Infanto Juvenil
ISBN: 978-85-8057-566-8
208 Páginas (edição econômica)
1º Edição – 2013

Sinopse

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora.

Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.






Olá, lindos!!! Hoje falarei sobre um livro especial. Sempre tive curiosidade para ler Extraordinário, mas nunca me movimentei para adquiri-lo, então... eis que um belo dia o ganhei de presente dos meus mais que queridos Bibi e Lucas (isso mesmo, os colunistas daqui do IN). E presente que amamos, a gente usa logo hahahahah Extraordinário furou a fila da leitura e comecei a lê-lo no mesmo dia.

Aqui vou eu...

Adorei o livro!!! É um livro para ser lido por crianças, adolescentes, adultos, e lido em conjunto por pais e filhos, amigos, na escola, enfim... por todos. Uma leitura leve, agradável e cheia de ensinamentos.

Confesso que ele foi totalmente diferente do que eu esperava. Quando escutava algum comentário sobre ele ou lia algo, imaginava que seria um livro de drama tipo A Culpa é das Estrelas, só que com crianças, e que eu, como uma boa chorona, choraria copiosamente, e, acreditem, eu não chorei e nem senti vontade de chorar nenhuma vez. Mas o livro é bom, apesar de não ser o melhor livro do mundo e foi ótimo poder vivenciar um mundo que eu não faço mais parte oficialmente, pois eu estar com uma criança, não é a mesma coisa de saber o que se passa no mundo dela. Tudo bem, já fui criança, mas mesmo assim é diferente – eu consegui enxergar o relacionamento infantil de forma mais ampla e madura.


Adorei todos os personagens, mas os meus preferidos são o Auggie (lógico) e a Summer. Ahh... também gostei muuuito dos pais do Auggie e o Jack. Ahahahaha

O livro traz vários tipos de relacionamentos: familiar, pais e filhos, amigos, colegas de classe, professores e alunos, irmão e irmã... e mostrou o quanto cada um é importante para o desenvolvimento e amadurecimento de uma pessoa. Outro tema que é abordado é o bullying, algo que é tão presente nas relações infantis (acho que desde antes de minha bisavó ser criança), e a forma de como lidar com ele (algo que Auggie faz brilhantemente).




Algumas coisas que eu aprendi ou, simplesmente, constatei com a leitura:

- coragem é uma característica de poucos;
- o preconceito de uma criança é fruto do meio em que vive;
- o lado externo de alguém é o que menos importa nesta pessoa;
- quem ama o feio, bonito lhe parece;
- uma pessoa feia, mas legal/boa, se torna bonita, uma pessoa bonita, mas chata/má, se torna feia;
- cada história tem a quantidade de lados referente ao número de pessoas que participou dela;
- mais vale um amigo verdadeiro, do que mil amigos falsos;
- o amor é corajoso, altruísta e egoísta (sim estas três coisas);
- não julgar o livro pela capa, ou o menino pela cara;
- melhor ser gentil, do que estar certo;
- ninguém é 100% bom, ou 100% má;
- existem mais pessoas boas do que más.


“Agora, pensando bem, não sei por que fiquei tão estressado com isso. É engraçado como às vezes nos preocupamos muito com uma coisa e ela acaba não sendo nem um pouco importante.” – P. 145 (August)


Eu gostei muito da forma como o livro foi dividido – cada capítulo era narrado por alguém diferente, o que é algo excelente, nos faz conhecer mais sobre os personagens e os vários lados de uma história, além de deixar a leitura muito mais dinâmica.

A Editora Intrínseca está de parabéns com a publicação deste livro.

Estou ansiosa para poder ler o livro: 365 Dias Extraordinários, da mesma autora.

Enfim... super recomendo o livro!!!

Espero que vocês tenham gostado da resenha e do livro... não esqueçam de comentar abaixo o que acharam.


Beijosss, e até a próxima!


1 comentários:

Bibi Santos disse...

Fico feliz que tenha gostado do presente,vc merece,pois mora em nossos cory!
A resenha ficou muito top,o meu subiu mais um degrau da pilha de leitura!

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas ILUSÕES!

 
Copyright 2009 Ilusões Noturnas