segunda-feira, 27 de abril de 2015

Resenha: Três dias para sempre - Janda Montenegro - Editora Novo Conceito (Selo: Novas Páginas)



Três dias para sempre
Autora: Janda Montenegro
Editora: Novo Conceito (Selo: Novas Páginas)
Categoria: Romance, Literatura Nacional
ISBN: 978-85-8163-658-0
290 Páginas
1ª Edição: 2015


Sinopse

Começar o expediente às seis da manhã do dia 1º de janeiro: ninguém merece. Mas, apesar da chateação, o Ano-Novo foi generoso com Line e acabou lhe trazendo de presente o homem mais lindo, mais charmoso e mais romântico que ela já conheceu. Daqueles que têm o poder de mudar o nosso humor com um simples oi .

Os namoros de verão não são feitos para durar, por isso ela quer aproveitar cada momento ao lado dele como se fosse o último. Quando se dá conta, no entanto, Line está desejando ardentemente que esta história tenha outro final.


Minhas Impressões

O livro de hoje é “Três dias para sempre”, um título que eu achei forte e gostei bastante, além de ter feito eu criar expectativas em relação a estória.

Diante mão já digo que a primeira coisa que eu fiz ao terminar de lê-lo foi procurar se teria uma continuação – sabe aqueles livros que tem algo que você espera o livro todo para acontecer e chega no final e nada? O final é inusitado, uma reviravolta super inesperada, e que, infelizmente, eu acho que não irá agradar a maioria dos leitores. [A leitura e, principalmente, a conclusão de “Três dias para sempre” me lembrou muito o livro “Apenasum dia”, de Gayle Foman, publicado também pela Editora Novo Conceito, mas, este, tem já continuação.]

"Três dias para sempre” conta a estória de um amor de verão, a estória de Line e Teo.

Ela: uma jovem de 27 anos; baiana; faz “bicos” e mora de favor no hotel em que esteve hospedada durante o período pré-casamento; foi abandonada no altar, e não teve coragem de voltar para a sua cidade natal, preferindo ficar morando no Rio de Janeiro, até decidir o que fazer da sua vida.




Ele: um jovem de 27 anos, brasiliense, skatista, estudante de filosofia, tranquilo, que consegue enxergar as pessoas e o lado positivo das coisas, além de ser difícil de se aborrecer, e que está passando férias no Rio de Janeiro.

O enredo do livro gira em torno do amor intenso de verão do casal principal, mas também somos apresentados a personagens secundários bem legais. O livro é legal, em alguns momentos engraçado, a Lani é bem engraçadinha, apesar de meio confusa - uma tentativa de ser uma comédia romântica, mas que deixou a desejar no quesito de desenvolvimento. Lani se mostra imatura em alguns momentos, e Teo PARECE ser meio sem graça, mas é um fofo, um rapaz do bem.

Tenho que falar que entendo a Lani ter se apaixonado de cara – ela estava bem vulnerável, triste e carregando um fardo que ninguém merece (de ter sido abandonada no altar). Assim como entendo o fato de Teo não ser mais ativo, sempre querer ficar no apartamento alugado, é complicado você querer fazer as coisas e não ter dinheiro.


“Tudo estava acontecendo rápido demais, e ela não conseguia acompanhar a velocidade das coisas. Duas manhãs atrás ela tinha ido trabalhar no aeroporto, sem estímulo nenhum, e lá conhecera um rapaz incrível, do jeito mais improvável, e, agora, lá estava ela...” – Pág. 232


Uma coisa que me deixou em dúvida durante a leitura é que: eu sou baiana e não vejo as pessoas falando ”meu rei” com a frequência que a Lani fala (na verdade tem mais de um ano que não escutava/lia essa expressão), então, toda vez que eu lia as falas dela, eu ficava na dúvida se ela estava falando de brincadeira/ironia ou se realmente falava assim. Sei que é uma questão boba, mas foi algo que como baiana, me incomodou um pouco, além de eu não ter certeza se era ironia ou não.

Duas coisas que eu achei que foram pontos negativos do livro foram – primeiro: a repetição de assuntos e, em alguns momentos até das falas; e segundo que achei alguns erros bobos, que uma revisão mais minuciosa não deixaria passar.


“Desperdiçara preciosos anos de sua juventude numa certeza tão certa, mas tão certa, que acabou no vazio. E agora, diante da incerteza do que seria aquela história com Teo, Line simplesmente aprendera a confiar quer as coisas dariam certo.” – Pag. 190


Sobre a capa, como disse anteriormente, eu achei muito linda, mas realmente não entendi as fotografias presentes nela, uma vez que o livro deixa bem claro que os três dias apenas viverão nas lembranças de Line e Teo, além de que em momento algum da estória vemos referências a “fotos”.

Não sei se o livro terá continuação ou não! Não consegui achar em lugar nenhum se terá. Espero que sim!!! Um segundo livro fará com que a estória seja concluída de verdade, o que agradará muuuuito a quem já leu, além de que deixará o primeiro livro bem mais interessante.

A diagramação e as páginas do livro estão impecáveis. E tenho que dizer que a leitura é muito dinâmica, fácil e agradável.

Eu indico o livro, é um tipo de estória que todo mundo que sai de férias tem vontade de viver (eu sempre tenho, toda vez que eu viajo ahahahahha e quando não viajo também), mas vá sem grandes expectativas – você irá gostar bem mais dele.


Ahh... o livro cita duas músicas que Teo canta especialmente para Line, e eu adoro as duas (creio que todo mundo adora ahhahah)!!!



0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas ILUSÕES!

 
Copyright 2009 Ilusões Noturnas