quarta-feira, 29 de abril de 2015

Entrevista com a autora CAMILA MOREIRA - Suma de Letras



É com muito carinho que hoje posto a entrevista que fiz com a Camila Moreira, uma pessoa humilde, dedicada, esforçada, batalhadora e vencedora.

Jovem escritora que elevou o nível da literatura nacional com estórias únicas e bem escritas!

Autora de "O amor não tem leis", "O amor não tem leis - O julgamento final", e "8 segundos" (recém lançado pela Editora Suma das Letras).

Vamos à entrevista:


1.
IN: Conhecendo a Camila como pessoa: como você é – personalidade; qualidades e defeitos; hobbies; manias; o que gosta de fazer nas horas vagas; prato preferido; música preferida...

Camila: Ah, eu sou uma pessoa comum. Acredito que minha personalidade seja o meu maior defeito, mas também minha maior qualidade, e é algo que não vou mudar. Odeio quando me dizem: “Agora você é uma pessoa pública, não pode agir assim.” Minha resposta sempre será a mesma: “Minha personalidade é a única coisa que sei que é minha e ninguém irá me tirar,” então, não espere uma Camila Moreira diferente da “Mila”; elas são a mesma pessoa e continuarão sendo.

Gosto de coisas simples, e são elas que me fazem feliz: ouvir música enquanto dirijo; reunir os amigos em qualquer lugar — nem que seja em um posto de gasolina para tomar uma cerveja. Como de tudo, mas pizza é o meu calcanhar de Aquiles, é difícil riscá-la da dieta. Sou muito esquecida, muito mesmo, daquelas que você precisa repetir dez vezes o que tenho que fazer. Sem falar que quando viajo tenho que conferir a mala várias vezes para verificar se não esqueci nada (minha irmã que o diga). Em contrapartida, tenho muita facilidade em aprender, sempre fui excelente aluna, nunca reprovei, nem recuperação, se quer nota baixa. Isso se deu a insistência do meu pai e minha mãe, que acreditavam muito na educação e que essa era a única saída para um futuro melhor.

Minha música preferida deu origem a minha tatuagem – e a da Clara também: Seize the day - Avenged Sevenfold.





2.
IN: Quando e como você descobriu a sua vocação para ser escritora?

Camila: Foi algo inesperado. Realmente nunca planejei isso, e até hoje tenho que me beliscar para ter certeza que não estou em um sonho. Comecei a escrever no fim do ano de 2013, em Novembro, para ser mais exata. Passava por um problema pessoal e achei na escrita uma forma de superar a tristeza, de ocupar a cabeça e me distrair. O que era para ser apenas um passatempo se tornou essencial em minha vida.


3.
IN: Você sempre gostou de ler? Qual seu livro preferido (ou livros)?

Camila: Ler é como respirar. Não dá para viver sem. Essa é uma pergunta muito complicada para ser feita a um viciado (risos). Leio de tudo, mas no romance, gosto de tudo que vem da J.A. Redmerski, Entre o agora e o nunca é o meu romance favorito. E no suspense admiro muito o Sidney Sheldon. Mas ultimamente só tenho lido livros nacionais. Da escritora L. M. Gomes eu amo Me descobrindo sua, Biia Rozante tem um romance lindo: Minhas Para Proteger, Manu Torres com Me Descobrindo Mulher, Babi Barreto com Em Busca do Verdadeiro, Juliana Parrini com Antes que Aconteça e Depois do que Aconteceu e muitos outros como: Carina Rissi, Mila Wander, Nina Müller, Julianna Costa...


4.
IN: Você tem algum ou alguns escritores que te influenciaram na sua caminhada como escritora? Quem?

Camila: Eu tento absorver tudo que leio, então, não acredito que somente alguns escritores tenham me influenciado, mas sim todos que um dia já li. Mas se tivesse que citar uma inspiração, não só na escrita, como também na leitura, e como exemplo de vida, eu cito Machado de Assis e Cora Coralina. Ele porque foi o primeiro livro que li, e ela minha conterrânea, goiana com orgulho é detentora de uma sabedoria inigualável.


5.
IN: Você gosta de cinema? Qual seu filme preferido?

Camila: Amo cinema. Amo filmes. Amoooo... Eles são quase como livros para mim. Impossível escolher um filme preferido, tenho vários. Desde ação a terror, e principalmente romances. Sou muito chorona, então, choro até em filme de desenho animado, mas após a leitura, assistir filme é o que mais me deixa relaxada e me diverte.


6.
IN: Tem algum personagem literário e/ou cinematográfico com o qual você se identifique? Por que?

Camila: Pode parecer clichê, mas me identifico muito com a Clara, nossa mocinha de O amor não tem leis. Acredito que a espontaneidade, a garra e determinação, e bom... a boca suja também. Sou bem moleca. 


7.
IN: Quando você está escrevendo um livro, segue alguma rotina?

Camila: Não. Eu não tenho um roteiro. Os personagens me levam e vou seguindo conforme a vontade deles. Não tenho capítulo por capítulo montado, escrevo diversas partes diferentes da história e depois vou juntando tudo, como em um quebra-cabeça.


8.
IN: Como surgiu a ideia de escrever a respeito do mundo Country? Algum fetiche?


Camila: Minha vida se passa nesse mundo. Até os oito anos de idade eu morei em fazendas, e depois disso até os dias atuais, moro no interior. Sou adepta ao lema de que devo escrever sobre o que sei. Com O amor não tem leis foi assim, como estudante de Direito, consegui colocar no papel várias das minhas experiências jurídicas, e agora, em 8 segundos, posso mostrar um pouquinho de como é a vida no interior.


9.
IN: Você gosta de festas de rodeios? Já viveu alguma experiência country? Se sim, pode nos contar?

Camila: Sim, eu gosto. Rodeio é algo que, além de gostar, você tem que concordar. Já vi muitas pessoas dizerem que não lerão o livro justamente por haver rodeio, então, eu respeito. Cada um com sua convicção e seus princípios. Eu tenho os meus, e respeito de todo o coração todas as diversidades. Mas desde pequena fui criada nesse mundo. Entre Pecuárias, Festa de Peão e Exposições, em Goiás, praticamente tem em todas as cidades, e como elas são relativamente próximas, quando jovem, visitava várias diferentes.


10.
IN: Você vivenciou a vida na fazenda, vai de férias ou apenas gosta da temática?

Camila: Como disse antes, eu morei em fazenda muito tempo, e mesmo depois de me mudar para a cidade, era um local que eu sempre visitava. Aprendi a andar a cavalo, tirar leite, alimentar os animais, trepar em arvores (e a cair delas também). Esse sempre foi o meu mundo...


11.
IN: Dos seus livros, você tem algum preferido? Por quê?

Camila: O amor não tem leis sempre será o primeiro em minha vida, mas 8 segundos realmente virou meu xodó. Enquanto eu estava escrevendo revivi várias coisas das quais tinha saudade, e também me emocionei muito, pois meu avô permaneceu em minha memória todo o tempo, um verdadeiro caipira e com orgulho.


12.
IN: Qual foi o livro que você mais se deliciou escrevendo? Qual foi mais difícil?  Por quê?

Camila: Acredito que o livro que eu mais tenha me dedicado até agora (pois o que eu estou escrevendo atualmente está sendo o mais difícil) foi o Julgamento final, a continuação de O amor não tem leis, tinha que amarrar todas as pontas, então havia uma tensão maior. Já 8 segundos, foi extremamente divertido, eu ria muito das confusões que Ranger e Cristal se metiam.  


13.
IN: Já tem alguma ideia para o seu próximo livro? Se sim, pode nos contar algo? 

Camila: O próximo livro será a história de Dereck, personagem secundário de O amor não tem leis. E tenho alguns outros projetos, mas esses aguardarão mais um pouquinho, Dereck realmente é minha prioridade no momento.


14:
IN: Como você escolhe os cenários para as suas estórias? Por quê?

Camila: Até agora, eu basicamente escolhi cenários que domino. Todos se passam no Brasil, disso não abro mão, até porque nunca morei fora, e mesmo pesquisando, não acredito que saberia como passar sensações reais para o leitor. Mas tenho outros projetos que pretendo me arriscar mais, escrever sobre lugares e assuntos que requererá uma dedicação maior, por isso são projetos para o futuro, que poderei desenrolar após concluir a faculdade. Estou no último ano do Curso de Direito, então já viu... TCC, estágio, trabalhos, artigos... e por aí vou perdendo meu cérebro. rsrs


15.
IN: O que você está lendo recentemente? E o que está achando a respeito?

Camila: Alexandre de Moraes, Pablo Stolze, Fernando Capez, Pedro Lenza (risos) Não, é sério. Além desses doutrinadores do Direito não ando tendo tempo para ler mais nada. Isso está me deixando frustrada e estressada.


16.
IN: Como é o seu contato com os seus leitores? Eles te influenciam de alguma forma?

Camila: Graças a Deus minha relação com os leitores não poderia ser melhor. Claro, não consigo agradar a todos, mas o resultado positivo tem sido gratificante. Recebo muito carinho, e alguns deles se tornaram amigos verdadeiros, quase parte da família, e tento retribuir todo esse apoio em minhas histórias. É tanto carinho, que já escrevi nomes de personagens, dei amores literários, usei músicas e sugestões enviada por eles. Essa troca é gratificante.


17.
IN: Que tipo de influência você quer ser e quer que os seus livros sejam para os seus leitores?

Camila: Essa é uma pergunta difícil de responder. Muitos livros surgiram para deixar um marco na história da literatura, talvez o meu não tenha esse intuito, talvez eu não queira deixar nada, e sim tirar... Tirar um sorriso, um momento de solidão, um suspiro, a vergonha, uma lágrima, e um momento de prazer. Talvez esse seja meu proposito. 


18.
IN: Quantos livros você tem (uma média)? Como você os guarda?

Camila: Putz! Acredita que nunca parei para contar?! Mas devo ter em média uns 150 livros, eu os guardo em um armário, e os mais queridos eu deixo em uma prateleira, exposta.


19.
IN: Se defina em 5 palavras.
Camila: Família. Ciumenta. Teimosa. Sentimental. Persistente.

20.
IN: Você tem algum lema/filosofia de vida? Qual?

Camila: Filosofia não, mas tenho uma frase que marcou minha vida:
“Todos os fins são começos, apenas não sabemos disso na hora.”
- Micht Albbom


21.
IN: Algum recadinho para os seus leitores?

Camila: Eu tenho muito o que agradecer. Agradecer por vocês terem dado um voto de confiança para uma escritora desconhecida, com uma história mais desconhecida ainda. Obrigada pela paciência, pela compreensão de que estou apenas começando, e que tenho muito que aprender. Obrigada pelo apoio e por estarem ao meu lado. Esse sonho também é de cada um de vocês, pois foram vocês que me ajudaram a tornar realidade. Sempre terão minha dedicação e carinho.
Seize the day.


Mensagem da Camila Moreira para a Equipe do Blog Ilusões Noturnas:

“Eu que agradeço. Obrigado pelo espaço, obrigado por apoiarem os jovens autores, principalmente os nacionais. O trabalho do blogueiro merece tanto respeito como o do escritor, pois vocês são formadores de opinião e tem uma responsabilidade muito grande em torno disso. Parabéns pelo talento.

#UnidosPelaLiteratura

Beijos”



Confiram os livros da Camila Moreira:









Resultado de imagem para capa 8 segundos




Curta a página da Camila Moreira no Facebook!

Assista uma parta da entrevista que a Camila Moreira concedeu para a Marília Gabriela, na GNT


Camila, muito obrigada por toda a atenção que você dedicou para esta entrevista e o carinho com que respondeu as respostas. Foi um prazer ter tido o privilégio de te conhecer um pouquinho mais. Desejo todo o sucesso para você e os seus livros – que vieram para ficar!!! E que venham mais livros!!!!



Em breve, resenha de 8 segundos!

Beijos

2 comentários:

Bibi Santos disse...

Admiro muito o trabalho da Camila e por ela como pessoa, linda por dentro e por fora, uma guerreira, exemplo para nós mulheres!

Maraíse de Almeida disse...

Gostei muito da entrevista Paloma! E a Camila cada vez me cativa mais e me torna sua fã. Ansiosa para ler 8 segundos e saber mais sobre tudo de bom do Dereck.

Bjos

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas ILUSÕES!

 
Copyright 2009 Ilusões Noturnas