segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Resenha: Outlander - A Libélula no Âmbar - Diana Gabaldon - Saída de Emergência



Outlander – A libélula no Âmbar
Autora: Diana Gabaldon
Editora: Saída de Emergência
Categoria: Fantasia, Romance, Ficção Histórica, Drama
ISBN: 978-85-67296-27-2
944 Páginas
1ª Edição – 2014


Sinopse
 
Claire Randall guardou um segredo por vinte anos. Ao voltar para as majestosas Terras Altas da Escócia, envoltas em brumas e mistério, está disposta a revelar à sua filha Brianna a surpreendente história do seu nascimento. É chegada a hora de contar a verdade sobre um antigo círculo de pedras, sobre um amor que transcende as fronteiras do tempo... e sobre o guerreiro escocês que a levou da segurança do século XX para os perigos do século XVIII.
 
O legado de sangue e desejo que envolve Brianna finalmente vem à tona quando Claire relembra a sua jornada em uma corte parisiense cheia de intrigas e conflitos, correndo contra o tempo para evitar o destino trágico da revolta dos escoceses. 

Com tudo o que conhece sobre o futuro, será que ela conseguirá salvar a vida de James Fraser e da criança que carrega no ventre?


Minhas impressões


“E se o seu futuro fosse o seu passado?”
 
Eu ainda estou em transe com o final da leitura de Outlander – A Libélula no Âmbar. A cada página que eu virava, eu me surpreendia com o tamanho da imaginação da autora, e lembrava que ainda tem mais 6 livros para me deliciar com as aventuras e o romance de Claire e Jamie.
 
Você pode conferir a resenha do 1º livro da série Outlander - A Viajante do Tempo, em que apresentamos a estória do livro e o casal principal. 

No 2º volume, os personagens estão mais maduros, novos personagens foram apresentados a trama e nos cativaram tanto quanto outros que já haviam passado por ela. Fergus é um dos personagens novos que eu me encantei e quando ele sumia da estória por algum tempo eu ficava curiosa para saber onde ele estaria e o que estaria fazendo.

Uma das coisas que ainda me deixa muito impressionada com essa série é a forma da escrita de Diana Gabaldon, que mistura fatos presentes, passados, pensamentos e lembranças, e mesmo assim a leitura não fica confusa, ela faz isto com uma maestria ímpar, deixando a leitura mais emocionante.

O livro inicia com Claire vivendo no ano de 1968 (ok! Foi um choque pra mim quando eu comecei a leitura – um aperto no coração: Where´s Jamie?), e retornando a Escócia, com a missão revelar à sua filha Brianna toda a verdade sobre o passado. Por isto ela revive todos os fatos que ocorreram depois que ela e Jamie deixaram o Mosteiro de St. Anne.

É impressionante pensar em como Claire, uma enfermeira da segunda guerra mundial, acostumada as comodidades de 1945, como por exemplo aquecedor ou carro, conseguiu viver na França do Rei Louis, na alta sociedade - na corte parisiense, frequentando o Haras Real, sendo reconhecida e, até, respeitada por ser a La Dame Blanche. Ela exala coragem em todas as páginas - tentou montar um hospital com recursos precários para atender os soldados machucados do leal exército das Terras Altas de Sua Alteza, o príncipe Charles; enfrentou todos os desafios sem perder a classe; e nunca duvidou da sua escolha de não retornar para o seu tempo, sempre teve certeza do seu amor por Jamie.

Jamie, como não poderia ser diferente, está mais corajoso, mais honrado, e mais preocupado com o futuro e as pessoas por quem é responsável do que no livro anterior. Ele é um personagem único e quando eu cheguei ao final da minha leitura tive mais certeza que não existe alguém igual a ele.

  



Este volume da série Outlander tem muita história e muitos nomes que as vezes se confundem, confesso que em determinadas partes eu tive que ler muito mais calma e concentração para não perder a direção correta da leitura, e não confundir os personagens, mas depois que eu me acostumei e fui identificando quem era quem, facilitou muito o meu entendimento e minha leitura fluiu.
 
Gente, não posso deixar de contar que eu chorei (um pouco ahahahha) – quem já leu o livro com certeza sabe em que parte foi, e quem não leu ainda, quando ler, saberá.
 
Jamie e Claire mais uma vez deram provas de um amor verdadeiro e mostraram que devemos sempre confiar e cuidar de quem amamos.

 



Eu agora estou órfã de Claire e Jamie, pelo menos até a Editora resolver lançar o próximo volume, que ainda não tem data prevista (eu estou com um vazio no peito).
Não poderia deixar de falar que novamente a Editora Saída de Emergência deu um show! A correção ortográfica foi um trabalho maravilhoso, não lembro de ter visto erros; a capa está super linda; o tipo e tamanho da fonte estão na medida certa, e a cor das páginas estão perfeitos, o que é essencial para uma leitura mais confortável e prolongada.


Enfim... corram para ler, pois tenho certeza que assim como eu, vocês ficarão encantados com a narrativa espetacular e com a estória deslumbrante, que faz você viajar da Escócia de 1968 à França de 1744 e à Escócia de 1745. Um livro realmente especial.

7 comentários:

Laganowski disse...

Não vejo a hora de ler os livros!!! Mega ansiosa!!! O seriado me conquistou... O estilo de leitura e de tema abordado faz e muito meu gosto literário!!! Amando suas resenhas sobre a série e sobre os livros da série!

Biazinha disse...

Estou lendo ele e estou completamente in love pelo mundo do livro,concordo que a Diana tem o dom de passear entre passado e presente sem deixar o leitor perdido,pelo contrário,a narrativa dela só envolve cada vez mais o leitor e largar o livro é impossível, eu também chorei em algumas partes, nosso Jaiminho sofre muito e a Claire junto com ele,eles são um casal tão fofo e tão único,superam tanta coisa juntos... #suspiros

Linda resenha...

bjsss

Apaixonadas por Livros

Ilusões Noturnas disse...

Biiii...obrigada!!!!
Realmente a forma que Diana escreve é sensacional e envolvente...adoro!
É um privilégio poder ler essa série -mmuito bem construída e escrita.
Concordo muito com vc, eles são nuito fofos e únicos - casal lindo.
beijossss, amore

Ilusões Noturnas disse...

Eu que não vejo a hora de vc ler os livros hahahaha quero saber oq vc achará deles -apesar de ter certeza de que irá amar.
beijossss

Ilusões Noturnas disse...

Eu que não vejo a hora de vc ler os livros hahahaha quero saber oq vc achará deles -apesar de ter certeza de que irá amar.
beijossss

Ilusões Noturnas disse...

Biiii...obrigada!!!!
Realmente a forma que Diana escreve é sensacional e envolvente...adoro!
É um privilégio poder ler essa série -mmuito bem construída e escrita.
Concordo muito com vc, eles são nuito fofos e únicos - casal lindo.
beijossss, amore

Joyce disse...

Esse seriado é nota 10..

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas ILUSÕES!

 
Copyright 2009 Ilusões Noturnas