sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Resenha: O que há de estranho em mim - Gayle Forman - Editora Arqueiro




O que há de estranho em mim
Autora: Gayle Forman
Editora: Arqueiro
Categoria: Ficção/Romance
ISBN: 9788580414806
Páginas: 224
1ª Edição: 2016
                                                                                                                                                                                                     
Sinopse


Ao internar a filha numa clínica, o pai de Brit acredita que está ajudando a menina, mas a verdade é que o lugar só lhe faz mal. Aos 16 anos, ela se vê diante de um duvidoso método de terapia, que inclui xingar as outras jovens e dedurar as infrações alheias para ganhar a liberdade.


Sem saber em quem confiar e determinada a não cooperar com os conselheiros, Brit se isola. Mas não fica sozinha por muito tempo. Logo outras garotas se unem a ela na resistência àquele modo de vida hostil. V, Bebe, Martha e Cassie se tornam seu oásis em meio ao deserto de opressão.

Juntas, as cinco amigas vão em busca de uma forma de desafiar o sistema, mostrar ao mundo que não têm nada de desajustadas e dar fim ao suplício de viver numa instituição que as enlouquece.




Olá pessoal, tudo bem com vocês? A resenha de hoje é sobre um livro que demorei bastante tempo para resolver ler, por simplesmente colocar outras leituras como prioridade, mas que me surpreendeu bastante e tenho muitas coisas a falar sobre. Então, é isso, espero que gostem da resenha e vamos ao que importa.

O romance de Gayle Forman é iniciado nos apresentando a personagem Brit. Uma garota comum como qualquer outra, se não fosse por seus cabelos pintados de rosa, as diversas tatuagens em seu corpo, a banda da qual faz parte e o seu temperamento forte e falta de medo de falar o que realmente pensa, são essas as características que melhor descrevem a garota e são a introdução para o medo de seu pai, devido as diversas mudanças pelas quais ela vem passando, de perdê-la da mesma forma que perdera sua esposa.

Diante disso, somos apresentados a atual realidade da menina que agora vive com seu pai, madrasta e um irmão bebê e que é dotada de diversos traumas devido a perda de sua mãe há poucos anos. Sendo assim, num belo dia seu pai promete a levar em uma viagem ao Grand Canyon que acaba se mostrando um internamento forçado numa espécie de reformatório bastante controverso e daí toda a história se inicia.

Vale ressaltar, em primeiro plano, que a história é introduzida de maneira bastante sutil e nos deixa, por algum tempo, com as mesmas dúvidas que a protagonista tem, como em quem deve confiar ou não, ou o porquê de tais personagens agirem de maneiras controversas em certos momentos e isso é um fator bastante interessante e criativo por parte da autora, visto que nos deparamos a todo momento com incertezas a respeito de alguns personagens e coisas do tipo. Além disso, a construção do enredo é relativamente rápida, nada ocorre de maneira extremamente lenta a ponto de incomodar, todas as situações decorrem da maneira como devem decorrer e com pouca ou nenhuma enrolação (vale lembrar que o livro é relativamente curto para a proposta que busca trazer).

Outro aspecto importante, é o que se refere aos problemas psicológicos tratados e desenvolvidos no decorrer da obra, como a personagem principal encontra-se num reformatório para garotas desajustadas, que se utiliza de formas terapêuticas bastante controversas, são diversas as condições tratadas, desde bulimia, esquizofrenia, depressão e até mesmo questões como as de orientação sexual (geradas simplesmente pelo preconceito por parte dos pais, que buscam terapias de conversão sexual das pessoas internadas devido a esse motivo).

Nesse sentido, Brit é internada por conta do medo que seu pai tem de que ela venha a desenvolver a doença de sua mãe a qual não foi capaz de ajudar a tempo. Entretanto, o local se mostra extremamente perigoso, ao passo que faz absurdos com os jovens lá internados.

Enfim, a obra da autora é bastante interessante e extremamente indicada a qualquer um que procure um livro que trate melhor das diferenças existentes dentro de cada um de nós de uma maneira relativamente leve e também mostre o valor das amizades e a importância que podem ter na vida das pessoas.  

Então, é isso pessoal! Até a próxima!




0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas ILUSÕES!

 
Copyright 2009 Ilusões Noturnas