quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Resenha: Todo Dia - David Levithan - Editora Galera Record



Todo dia
Autor: David Levithan
Editora: Galera Record
Categoria: Ficção Juvenil
ISBN: 9788501099518
Páginas: 280
1ª Edição: 2012


Sinopse:

Neste novo romance, David Levithan leva a criatividade a outro patamar. Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.




Olá pessoal, tudo bom? Então, a resenha de hoje é sobre um livro que significou bastante para mim e me ensinou grandes lições sobre a vida e os costumes que nós temos. Sem mais demoras, vamos à resenha!
A história de “todo dia” tem inicio ao sermos apresentados ao protagonista que se intitula como A (sim, exatamente como a vogal. Simplesmente A), que define a si mesmo como um ser sem gênero e livre de todo e qualquer julgamento. Sendo assim, desde que veio ao mundo, A tem experimentado as mais diferentes situações como um hospedeiro, acordando todos os dias no corpo de uma nova pessoa na faixa etária em que se encontra. Então, ao começar o livro somos introduzidos a um A de aproximadamente 16 anos no corpo de um adolescente chamado Justin e esse é o ponto de partida para todas as futuras aventuras do personagem, que até então já estava acostumado a viver no comodismo de não modificar ou se apegar a vida dos seus hospedes. 




Assim, é ao conhecer a namorada de Justin que A passa a questionar o motivo de sua existência e a maneira como é tão diferente dos outros e parece ser o único assim. Diante disso, após proporcionar a ela o dia perfeito, o hospedeiro passa a querer ficar cada vez mais tempo com a garota e se perguntar o porquê de nunca permanecer num mesmo corpo por mais de um dia. Porém, com as dúvidas e questionamentos começam a surgir desejos até então aprisionados e o hospedeiro se vê cometendo atitudes cada vez mais perigosas para ir de encontro à garota e poder passar cada vez mais tempo com ela.

Nesse parâmetro, é numa dessas atitudes sem pensar racionalmente que A acaba perdendo a hora e deixando um dos seus hóspedes dentro do carro no acostamento de uma rodovia. Porém, o que ele não imaginava é que o garoto no dia seguinte se lembraria de quase tudo o que aconteceu enquanto esteve sendo hospedado por A e daí toda a história se desenrola com o hospedeiro querendo encontrar formas de permanecer com Rhiannon e a história do garoto que acreditava ter sido possuído se espalhando de maneira inacreditável.




Nesse sentido, A se encontra mergulhado numa trama cheia de reviravoltas, descobertas, dúvidas, na iminência do primeiro amor, na tentativa de entender o que é estar com alguém, na tentativa de entender o porquê de Rhiannon fazer o que faz, o porquê do garoto se lembrar do que aconteceu e diversas outras coisas. Desse modo, somos apresentados a uma trama cheia de acontecimentos e questionamentos sobre o comportamento da nossa sociedade e a maneira como ela vê as pessoas.

Dessa maneira, evidencia-se que a obra representa um reflexo da nossa sociedade seus pré-julgamentos e preconceitos nos trazendo a tona temas tão presentes no dia-a-dia, mas que não recebem o foco devido, tudo isso de maneira leve e envolvente ao passo que vamos nos aprofundando mais na trama desenvolvida entre os personagens. Isto é, “todo” dia é um livro totalmente indicado para quem deseja ler algo com uma história bem amarrada e que desperta reflexões e pensamentos sobre nossa maneira de agir com os outros de acordo com suas aparências e gostos. Enfim, uma obra essencial à leitura de qualquer um que deseja se livrar de vários de seus preconceitos.

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado da resenha de hoje e tenham a oportunidade de ler este livro que me fez enxergar muita coisa de maneira diferente. Até a próxima! 







0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas ILUSÕES!

 
Copyright 2009 Ilusões Noturnas