segunda-feira, 13 de abril de 2015

Resenha: O Julgamento de Gabriel - Sylvain Reynard - Editora Arqueiro



O Julgamento de Gabriel
Autor: Sylvain Reynard
Editora: Arqueiro
Categoria: Romance Erótico
ISBN: 978-85-804-1185-0
384 Páginas
1º Edição - 2013


Sinopse


O Julgamento de Gabriel - Eles estão vivendo uma paixão arrebatadora. Mas muitas pessoas são contra esse amor. Gabriel Emerson e Julia Mitchell se conheceram há muito tempo, quando ela ainda era adolescente, numa noite mágica e confusa. Mas, apesar de todo o sentimento que nasceu entre eles, no dia seguinte seus caminhos se separaram. Anos depois eles se reencontraram quando Julia começou o mestrado na Universidade de Toronto. Gabriel era um professor enigmático, sedutor e muito arrogante que a atormentava e perseguia. No entanto, o que mais fazia Julia sofrer era ele não se lembrar dela. Mas nem mesmo o insensível Gabriel é capaz de resistir à profunda conexão que existe entre eles e logo os dois embarcam numa tórrida paixão proibida. Com o fim do semestre e do curso ministrado por Gabriel, eles deixam de ser professor e aluna e enfim estão livres para viver seu amor. Ou pelo menos era o que pensavam. Após uma viagem romântica para a Itália, durante a qual Gabriel ensina a Julia todos os mistérios do prazer e, em troca, aprende com ela o significado do amor verdadeiro, os dois veem seus sonhos ameaçados. Duas denúncias junto ao Comitê Disciplinar da Universidade põem em risco o emprego de Gabriel e a carreira brilhante e promissora de Julia. Será que o professor vai ceder às ameaças ou irá lutar até o fim por sua amada? Será que essa paixão conseguirá resistir a um julgamento implacável? Na apaixonante sequência de “O inferno de Gabriel”, Sylvain Reynard constrói uma bela história de amor, da qual os leitores jamais se esquecerão.


Minhas Impressões


“O Julgamento de Gabriel” do autor(a) Sylvain Reynard é o segundo volume de uma trilogia erótica chamada “Gabriel’s Inferno”. Você não leu o primeiro volume intitulado “O Inferno de Gabriel”? Então corre, não perde tempo, e comece a ler. Para conhecer mais sobre o autor(a), sobre a trilogia e as minhas impressões sobre o primeiro volume leia a resenha AQUI.

Sabe, dizer que “Gabriel’s Inferno” é uma trilogia erótica me incomoda um pouco, na verdade me incomoda muito. Nada contra a literatura erótica, os famosos livros hot que chegaram com tudo no mercado desde o lançamento de “50 Tons de Cinza”. Muito pelo contrário, gosto de ler um romance caliente, só faço questão que seja bem escrito e tenha algum conteúdo, não apenas sexo. E nomear a trilogia escrita por Sylvain Reynard simplesmente por literatura erótica chega a ser blasfêmia! Eu sei, posso estar exagerando, pois sou realmente fã do professor Emerson, mas tenho argumentos válidos para colocar os livros em minha lista de favoritos.

Muito mais do que apenas literatura erótica... Um romance sensual, onde o erotismo existe, mas é sofisticado, sem vocabulário vulgar. A carga cultural presente no enredo do livro é enorme, enriquecendo o conhecimento do leitor em história da arte, músicas, filmes, obras de arte e turismo. Uma linda, poética e intensa história de amor.

“O Julgamento de Gabriel” inicia exatamente onde terminou o primeiro livro. Julia e Gabriel estão na Itália vivenciando momentos maravilhosos de amor, de respeito, de carinho... Estão consumando o amor que sentem! Estão descobrindo e estão aprendendo! Uma troca intensa, que mostra como Julia e Gabriel se completam! Depois de uma viagem maravilhosa e de uma palestra sobre Dante ministrada pelo Professor Emerson em uma das galerias de arte mais famosa de Florença o casal retorna para sua vida cotidiana em Toronto. Fiquem atentos nesta palestra, pois além de ser uma super aula de história da arte e filosofia é, também, uma linda declaração de amor!

O retorno de Gabriel e Julia para a universidade é, também, o início de muitas provações para o casal. Julia e Gabriel foram denunciados ao comitê disciplinar da universidade e isso coloca em risco a carreira de ambos e pode comprometer para sempre o relacionamento do casal.

A decisão que Julia e Gabriel tomarem frente aos obstáculos irá afetar para sempre o futuro acadêmico, profissional e pessoal de ambos. Gabriel, mais apaixonado do que nunca, toma uma decisão sozinho, não informa a ninguém, nem mesmo a Julia: se sacrifica para proteger sua amada, proteger os sonhos dela, a carreira dela. O leitor sabe o que passa na cabeça de cada personagem, porque a narrativa em terceira pessoa facilita isso, mas o outro personagem não sabe... A decisão de Gabriel é linda, ele se entrega e se doa por completo ao que sente, mas para Julia ele foi frio, cafajeste e cruel. Julia terá de aprender a lidar com seu amor não correspondido, com o abandono, com a dor da perda e com a vergonha de ter sido exposta de tal forma aos outros e tomar consciência de que foi mais uma vez usada por um homem. Gabriel terá de aprender a lidar com seu passado, com seus erros, com seus pecados, com suas decisões e com o fato de que talvez nunca mais tenha ao seu lado sua alma gêmea!

Julia segue sua vida acadêmica e tenta recolher os cacos do coração quebrado. Com a ajuda de seu melhor amigo Paul, de sua amiga Rachel e até de seu pai a vida segue e a garotinha amadurece... Ou melhor, endurece a casca.

Gabriel também segue sua vida e faz deste momento um verdadeiro período de redenção, de purificação e de conhecimento interior! E foi assim que Sylvain Reynard se superou, transformando seu livro em uma verdadeira obra de arte!

Os personagens secundários enriquecem a trama ainda mais com suas personalidades. Paul continua adorável, bom amigo e guardando para si seus sentimentos. Acho que Paul merece encontrar alguém para amar e ser amado. Mas o personagem secundário que merece destaque neste livro é a professora Picton, ela é a orientadora da tese de Julia no mestrado. Ela ganhou minha admiração, meu carinho e meu respeito ao longo do livro! Sábia, vivida, de personalidade forte e dona de um coração enorme.

Confesso que o início do livro me incomodou um pouco, a leitura não engrenava. Eu amei o primeiro livro e a princípio achei que o autor tivesse perdido a prática de encantar. Achava Gabriel antiquado e exagerado. Achava Julia chata, imatura e infantil demais. A garota é insegura e não enxerga um palmo na frente do seu nariz, isso é verdade, mas eu estava julgando de maneira muito ríspida, sem entender, sem me envolver... Comecei, parei, voltei, parei novamente, voltei a ler e insisti e ai sim a leitura engrenou e fluiu e não me arrependi em nenhum momento! Voltei a suspirar por Gabriel e torcer pelo casal após a decisão do Professor Emerson. Encantador, envolvente, sensual... Um livro que fala de amadurecimento, de superação e de confiança. Que fala do amor como um todo... Que fala do amor completo. Sensível do início ao fim!

Gabriel é um homem completo e perfeito e Julia é uma mulher perfeita. E é perfeito justamente por ter inúmeros defeitos e estar muito longe da perfeição. A perfeição para mim é a santidade... E eu confesso que quero estar longe da santidade... Porque só através dos erros amadurecemos, só através do medo desenvolvemos a autoconfiança, porque só através do superficial aprendemos a diferença e sabemos separar o joio do trigo! Cair e levantar! Superar limites... O prêmio deve ser a felicidade, sempre. Ao fechar os olhos para deixar esse mundo o ser humano precisa ter apenas duas certezas... A de que amou independente de ter sido correspondido e a de que foi feliz independente de ter chorado. “O Julgamento de Gabriel” mostra exatamente isso. E como já dizia Antoine de Saint-Exupéry em “O Pequeno Príncipe”: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”! E isso tanto para bem como para o mal. Gabriel e Julia enfrentam o que enfrentam por culpa e mérito de ambos. Será que serão felizes ao final?




Por falar em final... A história termina de forma perfeita e sem deixar um buraco, uma dúvida... Mas sabemos que existe o terceiro livro, que eu já estou lendo, e que em breve a resenha de “A Redenção de Gabriel” deve estar entre nós. Eu estou muito curiosa para saber como vai terminar no terceiro livro. E como boa leitora, adoro especular o que pode ou não acontecer... Em minha opinião Sylvain decidiu escrever o terceiro livro para que Gabriel e Julia encontrem a redenção completa... E a redenção completa para esses dois só pode ser uma... E eu acho que o meu desejo é o desejo da maioria dos leitores desta trilogia... E algo me diz que também é o desejo do autor por isso ele resolveu escrever o terceiro livro, mesmo a história fechando em “O Julgamento de Gabriel”. Portanto curiosa e ansiosa para o último livro... E mesmo desejando o que a Julia e o Gabriel desejam, torcendo de verdade por eles, espero que o autor conceda isso aos dois de forma realista. Por quê? Porque “O essencial é invisível aos olhos. E só se vê bem com o coração.”!

2 comentários:

Bibi Santos disse...

Excelente resenha.

Lana Hawk disse...

OI, tudo bem? Marquei seu blog pra responder uma TAG.. passa lá no meu pra ver como é e quais as perguntas! ;)

http://fofocaliteraria.blogspot.com.br/2015/04/tag-liebster-award.html

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas ILUSÕES!

 
Copyright 2009 Ilusões Noturnas