segunda-feira, 29 de junho de 2015

Resenha: A Abadia de Northanger - Jane Austen - Landmark



A Abadia de Northanger - Edição Bilingue
Autora: Jane Austen
Editora: Landmark
Categoria: Romance de Época
ISBN: 978-85-887-8144-1
288 Páginas
1º Edição - 2009


Sinopse


Catherine Morland. Em meio aos passeios e bailes, a moça conhece outros jovens da cidade, entre eles John Thorpe e Henry Tillney, inseridos no mundo da literatura e da história, revelando assim à ingênua Morland os deleites de grandes romances. O general Tillney, pai de Henry, convida o grupo para uma visita em uma de suas propriedades, a Abadia de Northanger, estadia aceita prontamente pela moça animada com o clima de mistério e conhecimento. Com os delírios da produção gótica, Catherine entra em um conflito entre ficção e realidade durante suas experiências literárias e estadia na casa, cujo ambiente a remete ao antigo, ao sombrio e ao fantástico.


Minhas Impressões


A Abadia de Northanger é o primeiro livro que leio da talentosa Jane Austen. Apesar de conhecer muito sobre a autora e suas obras, nunca tinha me aventurado a ler nenhum dos seus livros. Todo conhecimento que eu tinha de Jane Austen era exclusivo de filmes e séries da BBC. Posso dizer que foi uma das minhas melhores experiências literárias dos últimos tempos! 

A Abadia de Northanger foi escrito por volta de 1790, mas só veio a ser publicado no ano de 1817 postumamente. Foi ao mesmo tempo a primeira e a última obra de Jane Austen! Devo ressaltar que a obra encanta, do início ao fim! 

Narrado em 3º pessoa, o livro conta a história de Catherine Morland. Catherine é uma moça de 17 anos, alegre, brincalhona, que não possui uma beleza fenomenal, sonhadora, ingênua e apreciadora dos romances góticos, famosos no século XVIII. 

Os vizinhos de Catherine, o Mr. e a Mrs. Allen, a convidam a passar algum tempo com eles em Bath. Lá Catherine conhece Isabella Thorpe, uma jovem sofisticada, interesseira, fútil e leviana. Elas se tornam amigas e Catherine não percebe o caráter duvidoso de Isabella. O irmão de Isabella, John Thorpe, é amigo do irmão de Catherine, o jovem James Morland. 

Isabella incentiva o gosto de Catherine pelos romances góticos, aguçando ainda mais a já fértil imaginação da moça. 

James e Isabella ficam noivos. Isabella tenta promover um romance entre Catherine e o irresponsável e chato John Thorpe. Porém Catherine só tem olhos para o adorável Henry Tilney. 

Catherine conheceu Henry e sua irmã Eleanor também em Bath e ficou encantada pelo moço desde o primeiro instante! 

John tenta de diversas maneiras afastar Catherine de Henry. Porém acaba dando uma ajuda sem querer ao romance dos dois quando fala ao General Tilney, pai de Henry, que Catherine é herdeira de uma fortuna, o que não é uma verdade. 

O General Tilney convida Catherine para passar alguns dias em sua propriedade a Abadia de Northanger. Lá a imaginação de Catherine ganha asas e ela imagina o local como palco de seus romances góticos e acaba tendo a ideia de que o General Tilney assassinou sua esposa, a mãe de Henry. 

A partir deste ponto Catherine comete algumas gafes e a história passa a ter um ritmo um pouco mais acelerado. 

A Abadia de Northanger é um romance doce, bem humorado, descontraído e descreve com ricos detalhes o espaço físico e as características de personalidade dos personagens! Mas acima de tudo é uma sátira aos romances góticos da época e uma dura crítica à sociedade do século XVIII, mais interessada no conteúdo material do que no conteúdo intelectual e espiritual das pessoas. 

Super-recomendado para amantes de livros clássicos do gênero romance! Descubra você também como terminou a história de Catherine e dos demais personagens, como Isabella e seu romance com James Morland!

1 comentários:

Fernanda Freitas disse...

O livro já tinha me ganhado pela capa! Mas depois da resenha fiquei curiosíssima para ler!!! :)

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas ILUSÕES!

 
Copyright 2009 Ilusões Noturnas